Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato celebra 140 anos o Serviço da Cultura, uma grande tradição musical e associativa, desde 1872. Parabéns!
A Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato foi oficialmente fundada em 1872, por um grupo de pessoas de boa vontade encabeçado pelo padre José Cunha. Antes desta data existia desde 1850, um grupo de músicos sem qualquer estruturação, conhecido pelo "CONCERTO" já participava em missas e festas populares diversas. A existência deste grupo é-nos revelada por uma sinfonia com o título de "DOMINÓ" datada de 1858.
Na regência da Banda António Augusto dos Santos (há desta altura um hino alusivo à criação da estação ferroviária de Oliveirinha-Cabanas, o que constitui, sem dúvida, um marco de progresso no desenvolvimento da região.
Actualmente a banda da Sociedade Filarmónica é constituída por 50 elementos com idades compreendidas entre os 10 e os 50 anos sendo a média de idades inferiores a 20 anos.
Continua a funcionar a escola de música, totalmente gratuita, é frequentada presentemente por cerca de 30 jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos. A Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato manteve ao longo da sua existência, uma profícua actividade na área cultural com especial destaque para a aprendizagem, proliferação e execução musical.
Fonte: http://www.sfcv.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=49&Itemid=56 e http://beijozxxi.blogspot.pt/2012/10/filarmonica-de-cabanas-celebra-140-anos.html
Sem comentários:
Enviar um comentário