segunda-feira, dezembro 03, 2012

Património Judaico em Portugal


Conferência Internacional sobre Património Judaico em Tomar 
A Associação dos Amigos da Sinagoga de Tomar (AAST) organiza, em parceria com outras entidades, entre 18 e 20 de Novembro, a 1ª Conferência Internacional sobre Património Judaico - Ciência, Cultura e Conhecimento, uma iniciativa que decorre no auditório do Instituto Politécnico de Tomar. De acordo com a organização, vão estar presentes neste evento três netos do diplomata português Aristides Sousa Mendes, “o cônsul de Portugal em Bordéus que em 1940, durante a II Guerra Mundial, salvou mais de trinta mil vidas da perseguição nazi”.
Os organizadores convidam ao envio de contribuições por parte de investigadores, profissionais e especialistas envolvidos na temática do Património Cultural Judaico, relativas à sua herança, tanto no seu estudo e preservação, como na sua potencialidade e dinâmica no mundo de hoje. “O objectivo passa por captar contributos que permitam novas abordagens a este tema, afim de enriquecer o estudo e conhecimento nesta área e promover uma eficaz troca de ideias que possam constituir-se pilar importante do nosso projecto de potenciar judiarias, sinagogas e o museu luso hebraico Abraham Zacuto”, salientam numa nota de imprensa.
Diga o que pensa sobre este Artigo. O seu comentário será enviado directamente para a redacção de O MIRANTE.
Fonte:  http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=574&id=87100&idSeccao=9749&Action=noticia

A AAST, Associação dos Amigos da Sinagoga de Tomar, em colaboração com as autoridades Municipais de Tomar, a Rede de Judiarias de Portugal, a Comunidade Israelita de Lisboa, e o Instituto Politécnico de Tomar, organizou o I Congresso Internacional sobre Património Judaico - Ciência, Cultura, Conhecimento, em Tomar, Portugal, entre os passados dias 18 e 20 de novembro de 2012. Ver Galeria de Fotos
Fonte:  http://www.aast-conf.ipt.pt/

Ver também Eterna Sefarad http://zivabdavid.blogspot.pt/2012/02/heranca-judaica-em-portugal.html

Sem comentários: