segunda-feira, agosto 15, 2016


Foto de Aleksandra Lavor Serbim.

Associação Sefaradita de Pernambuco tem a honra de comunicar que foi promulgada a Lei nº 15.871, que institui no calendário oficial de Pernambuco, o dia 31 de março como o "Dia em Memória dos Judeus Vítimas da Inquisição".
Esta foi uma conquista histórica, que honrará nossos antepassados judeus que foram vitimados pelos mais de 300 anos de perseguição religiosa.
Que este dia venha ser um marco na nossa história, e que possamos anualmente trazer à tona o tema dos judeus sefarditas que vieram para Pernambuco e aqui construíram suas famílias, e, de maneira resiliente resistiram a toda especie de opressão, refazendo um jeito diferente de se manter judeu (via cripto-judaísmo/marranismo), e nos possibilitando hoje retomarmos às nossas origens! E que esse dia seja também um dia de combate a toda forma de intolerância religiosa.
Um especial agradecimento ao Exmo. Deputado Joel da Harpa, que acreditou ser este um projeto digno de tornar-se lei; e agradecemos também a todos membros da diretoria da Associação Sefaradita de Pernambuco, que empenharam-se em mostrar ser este um tema de notória importância para o estado de Pernambuco! Um Bem Haja a todos amigos!
Cordialmente,
Associação Sefaradita de Pernambuco

Saiba como lei portuguesa pode dar cidadania a brasileiros descendentes de judeus ...

"Os pedidos de cidadãos brasileiros que afirmam ser descendentes de pessoas condenadas pela Inquisição por heresias relativas ao judaísmo não pode ser admitido automaticamente", admite Michael Rothwell, porta-voz da Comunidade Israelita do Porto, responsável por emitir o Certificado da Comunidade Judaica Portuguesa, documento usado para confirmar a ascendência sefardita no processo de naturalização.

A organização com sede no Porto tem emitido o certificado apenas para judeus praticantes, o que tem sido criticado pelos advogados especialistas na naturalização lusa... ... ... 

Sem comentários: