segunda-feira, janeiro 09, 2017

Faleceu Mário Soares, grande amigo de Sousa Mendes

Faleceu Mário Soares,  o antigo Presidente da República Portuguesa de 1986 a 1996. e  um grande amigo da causa de Aristides de Sousa Mendes.  

Apesar dos esforços dos filhos de Sousa Mendes, o processo de reabilitação de Aristides iniciou-se depois da Revolução dos Cravos em  25 de abril de 1974, com a eclosão da "Revolução dos Cravos". No entanto, o chamado "Caso Sousa Mendes" e a história de seu protagonista só vieram a público em Portugal em 1976, com a publicação de um artigo do jornalista Antonio Colaço, no Diário Popular. Em 1979, mais um texto, dessa vez do escritor António Carvalho, é publicado no jornal A Capital.

Oito anos mais tarde, é dado o primeiro passo para o reconhecimento  de Sousa Mendes, na Embaixada de Portugal em Washington (EUA), e, em 24 maio de 1987, o então presidente Mário Soares concede, postumamente, ao diplomata, a Ordem da Liberdade. Um ano depois, o Parlamento português o reabilita oficialmente, por unanimidade e aclamação, e sua família recebe uma indemnização por perdas e danos.

Em  Maio de 1994, Mário Soares prestou homenagem a Aristides de Sousa Mendes em Bordéus.

Em  Fevereiro de 2000,  a sua mulher Maria Barroso ajudou a criar a Fundação Aristides de Sousa Mendes da qual for Presidente Honorária. 

Fontes: http://www.margaridasantos.net/paginas/Destaque.htm e http://www.aristidesdesousamendes.com/zcomite.htm

Sem comentários: