quarta-feira, janeiro 24, 2018

Viagem de Estudo 2018 - Estudantes do Pombal e Carregal visitam Auschwitz

O Dever de Memória cumpre-se, em 2018, com a terceira Visita de Estudo de alunos finalistas do secundário aos campos de extermínio na Polónia.

O grupo de professores e  25 alunos do Pombal e 6 de  Carregal do Sal viajam de comboio até Auschwitz, com paragens em Paris e Berlim.  O Comboio da Memória parte a 23-março-2018 e a viagem leva 12 dias.  O programa inclui visitas de estudo ao Memorial da Shoah, em Paris, dedicado à História dos judeus durante a II Guerra Mundial (1939-1945).  Em Auschwitz e Birkenau, na Polónia, os estudantes vão cumprir a "Marcha da Paz".  Vão visitar também o Bairro Judeu de Cracóvia e o Museu em Memória dos Judeus em Berlim.

Estudantes de Pombal viajam de comboio até Auschwitz
"O momento mais marcante é Birkenau. Em termos de aprendizagem os alunos vêm diferentes. Eles entram nos campos mudos e saem calados e começam a olhar para as coisas de forma diferente", sublinha a professora Isabel Vicente.  "É importante para os alunos estudarem o assunto porque é uma questão que não está completamente sanada e basta olhar à nossa volta".

A professora entende que a temática do Holocausto é transversal a todas as disciplinais e que a aprendizagem sobre o genocídio dos judeus pelo regime da Alemanha nazi é fundamental para se perceber a humanidade.

Fontes: https://www.noticiasaominuto.com/pais/942562/estudantes-de-pombal-viajam-de-comboio-ate-auschwitzhttp://deverdememoria.blogspot.pt/

Sem comentários: