quinta-feira, junho 16, 2022

Aristides de Sousa Mendes evocado no Dia da Consciência, 17 de junho

A 17 de junho de2020, por  Sua Santidade o Papa Francisco assinalou o Dia da Consciência, data que evocou a figura do diplomata português Aristides Sousa Mendes, por ocasião dos 80 anos de quando ele salvou milhares de pessoas do holocausto nazi, no início da II Guerra Mundial.

VER https://agencia.ecclesia.pt/portal/vaticano-papa-evoca-exemplo-de-aristides-de-sousa-mendes/

Amanhã, 17 de junho de 2022, às 10h30, Sua Eminência Dom Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, no Convento de São Domingos de Benfica, preside à celebração do Dia da Consciência, lembrando a figura de Aristides Sousa Mendes.

Esta comemoração do Patriarcado de Lisboa resulta da “conjugação de esforços” do Convento de São Domingos de Benfica; familiares e Fundação Aristides Sousa Mendes; Escola Delfim Santos /Agrupamento das Laranjeiras e ALÉM – Associação Literatura, Literacia e Mediação, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A celebração da Eucaristia tem acompanhamento musical por Susana Moody (contralto),Tiago Sepúlveda (tenor), Alexey Shakitko (pianista/organista) e Diana Matos (alaudista).

VER https://agencia.ecclesia.pt/portal/events/lisboa-d-manuel-clemente-preside-a-celebracao-do-dia-da-consciencia/

Em 2010, o Dia da Consciência foi comemorado na Sé Patriarcal com a presença de representantes das comunidades judaicas e muçulmanas. 

O dever de memória leva-nos a recordar a coragem de Aristides de Sousa Mendes  em seguir a sua consciência, para que o  seu Ato de Consciência seja  inspiração e motivação para o mundo de hoje, a favor da tolerância e da paz que tanto necessitamos nos nossos dias.

VER https://amigosdesousamendes.blogspot.com/search/label/Dia%20da%20Consci%C3%AAncia

1 comentário:

PPP Lusofonia disse...

https://www.mundoportugues.pt/2020/06/18/papa-francisco-evoca-aristides-de-sousa-mendes-no-dia-da-consciencia/