quinta-feira, julho 28, 2022

Exposição de alunos evocou Aristides de Sousa Mendes

 Exposição de alunos evocou Aristides de Sousa Mendes

Aristides de Sousa Mendes e visto concedido em 1940, foto Vatican News sem creditos

Aristides de Sousa Mendes e visto concedido em 1940. Foto © Vatican News.

Uma exposição preparada por alunos da escola Delfim Santos, de Lisboa, nas áreas de Português e Educação Visual, será inaugurada na manhã desta quarta-feira, 15, no Palácio Beau-Séjour (Estrada de Benfica, 368), na capital, pretendendo recordar a acção de Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus em fuga das perseguições nazis durante a Segunda Guerra Mundial e assinalando o dia da Consciência.

“Aristides de Sousa Mendes é uma figura inspiradora para muitos daqueles que, como nós, abraçam a causa dos direitos humanos”, justifica Clara Silva, secretária da direcção da ALEM (Associação Literatura, Literacia e Mediação), uma das entidades dinamizadoras do projecto.

O cônsul de Portugal em Bordéus, diz ainda esta responsável ao  7MARGENS, teve um gesto “profundamente consciente” de “ajudar todos quantos, face à ameaça nazi, queriam apenas salvar a vida” e isso não pode “ficar entre paredes”. Por isso, no âmbito da panteonização de Aristides de Sousa Mendes, esta iniciativa pretende dar a conhecer a acção de Aristides a um “cada vez maior número de portugueses”.

“Nada melhor, entendemos, do que começar pelos mais novos, os alunos das nossas escolas”, envolvidos não só pela ALEM, mas também pelo Agrupamento de Escolas das Laranjeiras, o Convento de São Domingos de Benfica, o Gabinete de Estudos Olissiponenses, a Fundação Aristides de Sousa Mendes e a família do cônsul.

O diplomata português pôs “em risco a sua carreira e a sobrevivência económica da família, não virou a cara e foi em frente”, diz Clara Silva. E a iniciativa da exposição, que ficará patente até 1 de Outubro, manifesta também essa convicção de que o seu “exemplo de nobreza de carácter, de solidariedade e de coragem” deve ser mais conhecido.

Além desta exposição, foi celebrada uma missa na sexta-feira, 17, às 10h30, no Convento de S. Domingos de Benfica (R. João de Freitas Branco, 12 – metro Alto dos Moinhos), presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Sem comentários: