sexta-feira, janeiro 19, 2007

Livro de Vistos do Consulado de Portugal em Bordéus, 1940


O livro de vistos do Consulado de Portugal em Bordéus de 1940 faz testemunho daqueles tempos conturbados e deixam transparecer a ansiedade e o desespero.



Enquanto as primeiras páginas são escritas com todo o cuidado burocrático, nomes mais portugueses, brasileiros, ingleses, a partir de 17-Junho-1940 a lista torna-se mais apressada, aparecem mais nomes da Europa central, mais nomes judeus.


The Book of Visas of the Consulate of Portugal in Bordeaux reflects the gathering storm as the finely detailed lists give away to rushed entries, skipped lines and tense handwriting.

E a concessão de vistos continuava noite dentro, "depois do horário de expediente...

Beit Israel

1 comentário:

Micas10 disse...

Ver também Cátedra de Humanismo Latino
http://www.humanismolatino.online.pt/v1/index.php?tp=invest&stp=cvm

Spared Lives. The Actions of Three Portuguese Diplomats in II World War (Vidas poupadas. A acção de três diplomatas portugueses na II Guerra Mundial). Este catálogo elaborado pelo Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Tteve-se em vista com esta exposição pôr em realce a importância da acção de três diplomatas portugueses - Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus, o ministro Carlos Sampaio Garrido e o encarregado de negócios Alberto Teixeira Branquinho, ambos acreditados em Budapeste, os quais tendo concedido vistos consulares a muitos judeus perseguidos pelo anti-semitismo nazi conseguiram proporcionar-lhes a sua libertação (9 de Janeiro de 2002).