sábado, junho 30, 2007

Livro infantíl conta história da fuga de Curious George

Hans e Margret Rey, os artistas judeus-alemães que criaram as histórias do Curious George, receberam vistos de Sousa Mendes em 1940 e escaparam da França para Portugal em bicicleta.
H. A. e Margaret Rey nasceram na Alemanha mas conheceram-se e casaram no Brasil. De volta à Europa, viram-se obrigados a fugir em 2 bicletas que conseguiram montar de partes diversas.

No livro de Louise Borden, The Journey That Saved Curious George: The True Wartime Escape of Margret and H.A. Rey, pode ver-se a imagem do Consulado de Portugal e a bandeira portuguesa, bem como as imagens das ruas e porto de Lisboa.

Neste livro infantil, as crianças podem ficar a conhecer um dos períodos mais dramáticos da história mundial. Ao mesmo tempo, podem aprender como a força e a determinação ajudam os refugiados a sobreviverem e manterem o seu optimismo e criatividade.

O boneco de peluche Curious George é um macaquinho curioso que faz as delícias de milhares de crianças em todo o mundo e que agora serve para ensinar os mais pequenos.

Hans and Margret Rey, the creators of Curious George, the popular children's character, were German-born jews who received visas from Aristides de Sousa Mendes in Bordeaux in 1940. They made their way to Portugal on bicycles and lived to create numerous stories to the delight of children the world over.

The pages of the book No by Louise Borden,
The Journey That Saved Curious George: The True Wartime Escape of Margret and H.A. Rey, show images of the refugees fleeing Paris and massing in Bordeaux on the riverfront by the Consulate of Portugal. The Portuguese flag was a portent of hope to those determined to escape and make their way to Portugal and to port of Lisbon

Dinitia Smith’s “How Curious George Escaped the Nazis” NY Times, Sept. 13, 2005

Louise Borden & Allan Drummond’s book “The Journey That Saved Curious George,” Houghton Mifflin, 2005.

New York bike race
Curious George Foundation, Council of Foundations
Curious George´s German roots
Curious George turned 60 in 2002
Jewish Journal
Curious George, the movie, o filme
Books for children, and lots more Curious George
Curiosidades 1
Fonte: http://www.houghtonmifflinbooks.com/booksellers/press_release/borden/#intro

2 comentários:

Micas10 disse...

Ver também
http://www.bedeteca.com/index.php?pageID=dossie§ion=mov&set_year=2004

a) Na Biblioteca Museu da República e Resistência estiveram patentes, por um dia apenas, duas mostras: "Aristides de Sousa Mendes" (18 de Out), e "A Ilha do Futuro" (5 de Nov).

PPP Lusofonia disse...

Receberam o visto a 20-Junho-2023, faz hoje 83 anos.
Sem Aristides, haveria Curious George? http://sousamendesfoundation.org/family/rey