sábado, fevereiro 23, 2008

Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes inaugurado na Assembleia da República

O Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes foi inaugurado na biblioteca da Assembleia da República a 19-Fev-2008, precisamente 20 anos depois do heroico diplomata ter sido reabilitado por unanimidade pelos Deputados.

A apresentação foi feita por Luisa Pacheco Marques que coordenou o projecto, e contou com tambem coom a intervenção da historiadora Irene Flunser Pimentel.
O Senhor Ministro da Cultura José Pinto Ribeiro e o Senhor Presidente da Assembleia da República Jaime Gama falaram sobre a importância de guardar a mémória de Aristides de Sousa Mendes e do seu acto altruístico.

Como qualquer museu de pedra e cal, o novo museu virtual, que está disponível on-line em http://mvasm.sapo.pt/, consiste em dois componentes

- A exposição que apresenta a história do Acto de Consciência de Aristides Sousa Mendes ao longo de 3 corredores, o Corredor da Guerra, o Corredor da Fuga, e o http://mvasm.sapo.pt/corredor3/

- A base de dados de conhecimento e centro de documentação que contém imagens digitais de documentos valiosos da época, ligações e bibliografia relevante para quem quer saber mais.

A exposição contém imagens inéditas do que foi o "Caminho da Esperança" incluindo um filme da chegada de alguns refugiados a Vilar Formoso a receber sopa oferecida por populares, e outro filme do embarque de um grupo de crianças refugiadas no Porto de Lisboa.
Neste evento foi também assinado o Auto de Entrega do Espólio Digital do Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes pela Direcção Geral das Artes, um dos promotores do projecto à Biblioteca da Assembleia da República, onde fica permanentemente disponível para consulta pública.
A cerimónia foi muito concorrida, contantno com uma grande assistência de familiares de Aristides de Sousa Mendes, de responsáveis da Fundação Aristides de Sousa Mendes e de muitos outros amigos de Sousa Mendes, terminou com um Porto de Honra.

Sem comentários: