domingo, novembro 09, 2008

Nova homenagem a SOUSA MENDES nasceu nos blogs sol.sapo.pt

No seguimento dos comentários que têm surgido em vários blogs do sol.sapo.pt desde Fevereiro 2008, está a ser organizada mais uma homenagem a Aristides de Sousa Mendes junto com uma campanha de angariação de fundos para promover a recuperação da Casa do Passal em Cabanas de Viriato, como já foi referido no blog http://amigosdesousamendes.blogspot.com/.

A campanha inclui várias acções, incluindo a colocação de um busto de Sousa Mendes no Jardim do Arco Cego em Lisboa a 10-Dezembro-08, no 60º aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, a publicação de uma brochura com testemunhos, e uma gala no Coliseu dos Recreios no final de Janeiro.

A campanha está a ser liderada por Daniel Soeiro Ribeiro, "autor de um belo poema, musicado e cantado pela primeira vez em 14-Fev-2008, da autoria de Daniel Soeiro Ribeiro e com música de Nuno Varandas da Costa:

“A desobediência do Justo
Levanta-te e vai salvar
os perseguidos da sorte
d’um visto vão precisar
para fugirem à morte.
O destino é obscuro
à mão do poder atroz
só o justo abre o futuro
e o liberta do algoz.
Aristides assentiu
à justiça do Eterno
agigantou-se e agiu
salvando-os do inferno.
Mas o cônsul na grandeza
d’obedecer só a Deus
viu levantar-se a vileza
contra si e os entes seus.
E nunca deixou de ser
a honra do imortal
na razão que fez viver
o Justo de Portugal.”

Publicação: Thursday, February 21, 2008 2:00 AM por JorgePaz

Paulo Martins, um jornalista Luso-Brasileiro de Fortaleza (CE), veio sugerir a criação de uma corrente de solidariedade … para que a Fundação Aristides Sousa Mendes consiga as verbas necessárias para a criação do Museu Aristides de Sousa Mendes na sua casa de Cabanas do Viriato. Esta sugestão foi apoiada por vários comentadores que passaram por Cabanas de Viriato e viram o estado critico da Casa do Passal.
Outro comentador Roberto Moreno, da Fundação Geolíngua, geo@geolingua.org, sugeriu uma telenovela brasileira sobre a vida e o Acto de Consciência de Arisites de Sousa Mendes .

Também têm aparecido nos comentários dos blogs algumas dúvidas sobre o estatuto da Fundação Aristides de Sousa Mendes, que mereciam ser esclarecidas.
Tanto quanto se sabe, a Fundação Aristides de Sousa Mendes, com sede oficial em Cabanas de Viriato, é uma “fundação privada de capitais maioritariamente públicos”. A Fundação é controlada por um Conselho de Administração com cinco membros, dos quais quatro são privados , incluindo dois netos de Aristides de Sousa Mendes. Apenas um dos administradores é “público”, o presidente em exercício da Câmara Municipal de Carregal do Sal.

A supervisão da Fundação, incluindo a aprovação de orçamentos, planos e relatórios, está a cargo um Conselho Geral, cuja presidência cabe a um descendente nomeado pela família Sousa Mendes. Este cargo está vago devido à morte do filho Pedro Nuno Sousa Mendes em Junho 2005. O Estado não está representado nos órgãos sociais da Fundação.

Trata-se de uma fundação de “capitais maioritariamente públicos” pois a organização recebeu logo de inicio uma verba importante para a aquisição da Casa do Passal, e tem recebido outros subsídios de funcionamento desde então. Assim, a fundação é abrangida pela Lei do Mecenato, isto é, os donativos que recebe são dedutíveis para efeitos de IRS e IRC dos doadores portugueses.
Para obter benefícios fiscais adicionais, tais como a isenção de impostos sobre imóveis, isenção do IVA, etc, seria necessário apresentar um pedido de Declaração de Utilidade Publica às autoridades, especificamente ao Ministério das Finanças.
Comentar em Beijós XXI

Sem comentários: