sábado, junho 19, 2010

Primeiros Resistentes recordados em Londres e Paris

Presidente Sarkozy e o Príncipe Charles comemoraram em Londres o 70º aniversário do Apelo à Resistência transmitido a 18-Junho-1940 na BBC, o dia e que tudo mudou na condução da Segunda Grande Guerra Mundial.

O Presidente Sarkozy prestou homenagem não só à memória do General Charles de Gaulle mas também à dos outros Primeiros Resistentes, àqueles que deixaram de acreditar na França e nos ideais da liberdade. Num contexto de debandada geral perante os invasores nazi até aí aparentemente imparáveis, o próprio governo francês refugiou-se em Bordéus e começou a negociar a capitulação da França.
Ontem, 18-Junho-2010, a seguir à transmissão em directo de Londres das celebrações, a televisão francesa TV5 passou um filme lindíssimo sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes, "Desóbeir". Sousa Mendes foi também um dos Primeiros Resistentes e que viveu intensamente este drama ao lado dos refugiados e dos franceses.

1 comentário:

Jorge da Paz Rodrigues disse...

Excelente!

Aristides e o seu nobre, corajoso e humanista exemplo bem merecem.

Por contraste, creio que em Portugal o Dia da Consciência ficou em branco... (espero estar enganado, pois estou no Brasil e bem consultei os órgãos de informação portugueses, mas não vi nada).

Mais uma razão para todos os amigos de Aristides e Angelina continuarem os seus esforços.

Cordiais cumprimentos desde Brasília,
Jorge da Paz Rodrigues