domingo, maio 29, 2011

Casa de Aristides de Sousa Mendes classificada como Monumento Nacional

A Casa do Passal (onde viveu a Família de Aristides de Sousa Mendes) foi classificada como Monumento Nacional, conforme o Decreto n.º 16/2011 de 25 de Maio, publicado no Diário da República, 1.ª série — N.º 101 — 25 de Maio de 2011.


Eis um extracto do Decreto referido, a saber:

A Casa do Passal, também denominada «Vila de São Cristóvão», foi a residência de Aristides de Sousa Mendes e encontra-se localizada na Quinta de São Cristóvão, na freguesia de Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal.

Trata -se de um palacete cuja arquitectura, de inspiração francesa, se insere no gosto das beaux-arts do segundo império, estilo característico dos finais do século XIX e que se destaca não só pelo eclectismo da arquitectura e pela imponência da fachada principal, mas principalmente pela memória do cônsul que a habitou e sacrificou os interesses pessoais em prol dos refugiados do holocausto.

Aristides de Sousa Mendes ocupava o lugar de cônsul de Portugal em Bordéus quando, no decorrer da Segunda Guerra Mundial, passou vistos a milhares de refugiados, permitindo-lhes fugir e sobreviver às perseguições de que eram objecto, tendo, inclusivamente, alguns desses refugiados sido albergados na Casa do Passal.

A atitude de AristidePublicar mensagems de Sousa Mendes, que salvou várias vidas, ditou-lhe também o fim da carreira diplomática, facto que teve um custo pessoal muito elevado, e que o deixou, em conjunto com a sua numerosa família, em péssima situação económica.

A relevância deste imóvel a nível nacional, não só em termos arquitectónicos mas também histórico-sociais, faz dele um lugar de memória, justificando-se, assim, a sua integral salvaguarda.

Ver também: Notícias sobre Património, IGESPAR

http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/72250/

http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/classificacaodopatrimonio/diplomasrecentes/

2 comentários:

António Gallobar - Ensaios Poéticos disse...

Olá

Aristides de Sousa Mendes e o seu exemplo de coragem e abnegação merece bem tudo o que se possa fazer por esta causa, visando a reabilitação da sua imagem aos olhos de todos os Portugueses mas não só, já que os cerca de trinta mil, que salvou da morte mais que certa, são bem a prova disso mesmo e demonstram a importancia do seu heroico acto. Estou a escrever um romance sobre isto mesmo, se puderem mandar alguns textos ou relatos pata o meu Mail antoniogallobar@sapo.pt ficar-lhes-ei muito agradecido, na certeza de que se um dia o vier a publicar disso lhes darei antecipado conhecimento. Podem consultar a minha página em http://galobar2008.blogspot.com/

Parabens e muito obrigados
António Gallobar

antonio Gallobar disse...

Um longo caminho percorrido, três longos anos nos separam.