quarta-feira, setembro 07, 2011

Programa museológico em preparação


ARISTIDES DE SOUSA MENDES

Programa museológico para a Casa do Passal em preparação

por LusaHoje
Programa museológico para a Casa do Passal em preparação
O museólogo José Picas do Vale está a preparar o programa museológico preliminar para a Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, onde o cônsul Aristides de Sousa Mendes viveu e recebeu refugiados.
"Este é um ponto de partida essencial, porque tem de ficar bem definida qual a designação e a vocação do museu, quais os públicos a que vai dedicar-se e a mensagem que vai apresentar", explicou à agência Lusa Mariana Abrantes, que foi nomeada presidente do conselho de administração da Fundação Aristides de Sousa Mendes em outubro de 2010.
Segundo Mariana Abrantes, José Picas do Vale, "um museólogo com bastante experiência em museus de história", deverá nas próximas semanas apresentar alguns dados sobre o seu estudo.
Apesar da polémica relacionada com alterações nos órgãos sociais da fundação, Mariana Abrantes considera urgente tratar do futuro da Casa do Passal, fazendo "uma cobertura e proteção dos vãos" - para evitar que a degradação aumente com mais um inverno - e avançando com o programa museológico.
Segundo a economista, este programa servirá de base aos planos arquitetónicos e financeiros de recuperação da Casa do Passal e para conseguir financiamento, seja através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), seja de mecenas.
"A fundação neste momento não tem fundos suficientes, mas o projeto é elegível para o QREN e haverá mecenas nacionais e internacionais disponíveis. Aliás, sempre houve, o que não tem havido é uma proposta credível para lhes apresentar", frisou
Fonte:
Fohttp://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1980141

Sem comentários: