terça-feira, janeiro 31, 2012

Sousa Mendes nas Escolas

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO
E EVOCAÇÃO DE ARISTIDES DE SOUSA MENDES

O Subdepartamento de História da EB/S de Cabeceiras de Basto (do Departamento de Ciências Humanas e Sociais), em parceria com as turmas 7.ºA, 7.º B, 7.º E, 7.º F, 9.º A, 9.º D, 9.º F e PIEC, vai promover um conjunto de atividades evocativas do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro) e do cônsul Aristides de Sousa Mendes.

O programa tem início no dia 27 de janeiro, às 08:00h, no Hall/Foyer da escola-sede, com a abertura de exposição sobre o diplomata, cedida pela Câmara Municipal de Vieira do Minho.

No dia 30 de janeiro, na Biblioteca Escolar, a partir das 14:30h, ocorrerá a abertura da exposição sobre Aristides de Sousa Mendes (a biografia, a ação humanitária, a reconstrução daCasa, a campanha “Dê Sangue” e bandas desenhadas pintadas pelos alunos com base na obra “Aristides de Sousa Mendes – Herói do Holocausto”, de José Ruy). Pelas 15:00h, nos blogues das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, serão editados recursos pedagógicos sobre oMuseu Virtual Aristides de Sousa Mendes (títulos "Corredor da Guerra" e "Corredor da Fuga")e a Casa de Aristides de Sousa Mendes, assim como textos de reflexão sobre uma visita a Budapeste (Hungria), o significado da plantação de oliveiras em memória das vítimas doHolocausto e uma visita ao United States Holocaust Memorial Museum (Washington, DC –EUA). Por fim, será oferecida bibliografia temática sobre o “Justo de Bordéus” à Biblioteca Escolar.

No dia 31 de janeiro, na Biblioteca Escolar, pelas 14:45h, ocorrerá a abertura da exposição “O Cantinho de Anne Frank”. 

No dia 1 de fevereiro, às 13:00h, em diversos espaços da Escola, serão afixados cartazes com nomes de seres humanos salvos pelo diplomata em Junho de 1940 e frases humanitárias da sua autoria.

No dia 3 de fevereiro, pelas 13:25h, será realizada uma distribuição de documentação da campanha “Dê Sangue”. Às 14:30h, ocorrerá o encerramento das atividades na EB/S de Cabeceiras de Basto.
A evocação prosseguirá na Biblioteca Escolar da EB do Arco de Baúlhe, entre 6 e 10 de fevereiro, com exposições sobre Aristides de Sousa Mendes, cedida pela Câmara Municipal de Vieira do Minho, e “O Cantinho de Anne Frank”, mas também a apresentação de bandas desenhadas pintadas pelos alunos. A evocação tem o apoio da Câmara Municipal de Vieira do Minho, tendo a colaboração e divulgação de diversas entidades e imprensa local e regional.
Acesso a recursos pedagógicos e notícias relacionadas:

http://biblicbasto.blogspot.com/

http://www.eb23-cabeceiras-basto.rcts.pt/

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

2012-01-27 às 11:00

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Há 67 anos as tropas soviéticas libertavam o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, o maís terrível e maior campo de extermínio nazi.

Hoje, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o Governo português rende homenagem aos milhões de judeus, assim como aos prisioneiros de guerra, dissidentes políticos e membros de grupos minoritários que foram sistematicamente assassinados durante a II Guerra Mundial.

Nesta mesma data, o Governo saúda também todos aqueles, entre os quais os diplomatas portugueses Aristides de Sousa Mendes, Carlos Sampaio Garrido e Alberto Teixeira Branquinho, cuja coragem conseguiu resgatar à morte milhares de judeus condenados aos campos de extermínio nazi.

O Holocausto é um dos momentos mais negros da História da Humanidade que não podemos nem devemos esquecer. Ignorar ou negar este período tenebroso do século XX é compactuar com o ódio, a intolerância, o preconceito, a discriminação e o racismo que levaram ao genocídio de cerca de seis milhões de seres humanos.

Evocar o Holocausto e promover a educação das gerações vindouras sobre este terrível episódio da História é um dever fundamental ao qual o Governo português se associa plenamente, também através da participação de Portugal, na qualidade de membro observador, no Grupo de Ação Internacional para a Educação, Memória e Investigação do Holocausto.

Tags: negócios estrangeiros
Fonte: MNE

A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar em memória das vítimas do Holocausto e pela "tarefa sempre inacabável de impedir" que a história deste acontecimento seja "deturpada, silenciada ou suprimida".

Antes de ler o voto apresentado por si própria no plenário, a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, agradeceu aos embaixadores e aos representantes da Comunidade Israelita de Lisboa, das confissões religiosas, da comunidade cigana e da fundação Aristides de Sousa Mendes presentes nas galerias.

Também o ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, e a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares, Teresa Morais, estiveram presentes durante a leitura e votação desta iniciativa da presidente da Assembleia da República, a seguir à qual se seguiu um minuto de silêncio.

Assunção Esteves apontou o Holocausto como um "eclipse mortal da razão, do coração e de todos os valores que dão sentido à existência histórica" do ser humano.

Na sua intervenção, Assunção Esteves referiu que o Parlamento português se associa "não só à homenagem das vítimas, mas à tarefa sempre inacabável de impedir que a sua voz" possa ser "deturpada, silenciada ou mesmo suprimida".

A presidente da Assembleia da República lembrou que a 27 de janeiro de 1945, a revelação dos campos de extermínio nazi em Auschwitz-Birkenau permitiu "a tomada de consciência do mundo" para "um espetáculo de destruição".

Assunção Esteves afirmou que à "aniquilação sistemática por métodos industriais" arquitetada por "um grupo de altos funcionários de Hitler", que conduziu à morte milhões de pessoas, se sobrepôs "a revelação e a vitória da verdade, mesmo mais horrível e brutal, sobre a mentira, a distorção e o engano".

"Homenageamos a força moral e a coragem física dos que arriscaram a vida contra esse hediondo crime contra a condição humana", acrescentou a presidente do Parlamento, a segunda figura do Estado português.

Na sua intervenção, Assunção Esteves citou a filósofa alemã Hannah Arendt para dizer que acima da "verdade racional" deve estar a "verdade factual" e lembrou os "milhões de judeus" e de pessoas de minorias étnicas que foram mortas, enaltecendo o papel de "heróis e justos" como Aristides de Sousa Mendes, "por se terem colocado no lugar do outro, como se esse fosse o seu lugar".

Fonte: DN

Apelo ao Governo para manter Fundação Sousa Mendes


Governo tem em curso um censo às fundações com actividade em Portugal

Apelos ao Governo para manter Fundação Aristides de Sousa Mendes

Mensagens a apelar à manutenção da Fundação Aristides de Sousa Mendes, alegando a importância do cônsul e a necessidade de recuperar a sua casa, estão a ser enviadas ao Governo por familiares do humanista e amigos desta causa.
O Governo tem em curso um censo às fundações com actividade em Portugal – entre as quais a que tem o nome do cônsul português que salvou milhares de refugiados durante a II Guerra Mundial – para decidir futuras extinções ou o fim dos apoios públicos.
"Queremos sensibilizar o secretário de Estado da Presidência e outros membros do Governo para a necessidade de continuar com a fundação", explicou à agência Lusa António Moncada de Sousa Mendes, neto do cônsul e instituidor da fundação.
O texto das mensagens a enviar por correio electrónico a Luís Marques Guedes, que também circula nas redes sociais, diz que a antiga casa de Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal, conhecida por Casa do Passal, "evoca os actos heróicos deste grande humanista, de que Portugal se deve orgulhar", e, por isso, é, "a todos os títulos, monumento de toda a humanidade".
Como seria uma "grande perda para a humanidade que este espaço ruísse", os subscritores do texto entendem que é importante que a sua proprietária – Fundação Aristides de Sousa Mendes – não seja extinta, uma vez que está empenhada na recuperação do edifício, contando para isso com a "acção empenhada de familiares e amigos" desta causa.
"Há pessoas de todo o lado que estão a reagir e a enviar a mensagem, não só de Portugal, mas também da América, do Canadá, do Brasil, da França e da Bélgica", contou António Moncada de Sousa Mendes.
O neto de Aristides de Sousa Mendes admitiu que a fundação, que existe há doze anos, tem vivido com dificuldades, principalmente porque não tem dinheiro para fazer a sua grande obra: um museu dedicado aos direitos humanos na Casa do Passal.
"Obviamente que, quando o museu estiver a funcionar, haverá retorno para a região e para o país. A fundação é a dona da casa. Se a fundação for extinta como é que vai ser? É o Estado que vai assumir isso?", questionou.
António Moncada de Sousa Mendes lamentou que não haja "ninguém dentro do aparelho do Estado que abrace esta causa", porque "os direitos humanos em Portugal ainda não assumiram o nível que deviam".
Contou que a Casa do Passal foi comprada com dinheiro dado pelo então ministro dos Negócios Estrangeiros Jaime Gama, que nos dois anos seguintes manteve um apoio financeiro à fundação.
Posteriormente, a fundação chegou a receber dinheiro através de um programa de recolha de sangue do Ministério da Saúde por acções que desenvolvia nas escolas, o que já não acontece há vários anos.
"Neste momento não temos nenhum apoio do Estado. Mas, mesmo assim, eles podem decidir extinguir a fundação, não sei porque razão", acrescentou.
A Fundação Aristides de Sousa Mendes terá que entregar o questionário do censo até quinta-feira.
Em Setembro, Luís Marques Guedes explicou que o objectivo do censo em curso é "proceder a uma avaliação do custo/benefício e da viabilidade financeira de cada fundação e decidir sobre a sua manutenção, extinção, cancelamento dos apoios financeiros ou a perda do estatuto de utilidade pública, caso tenha sido concedido".
Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, distinguiu-se por ter salvo cerca de 30 mil pessoas, na maioria judeus, da perseguição nazi, desobedecendo às ordens do Governo português da ditadura do Estado Novo.
O diplomata foi declarado um "Justo entre as Nações" pela Yad Vashem, a autoridade judaica sobre heróis e mártires do Holocausto, em 1966.

domingo, janeiro 29, 2012

Nova Lei Quadro das Fundações


2012-01-26 às 14:42
NOVA LEI DEVOLVE FUNDAÇÕES À SUA ORIGINAL NATUREZA ALTRUÍSTA
2. O Governo aprovou uma proposta de Lei-Quadro das Fundações.
A Lei-Quadro obedece a uma preocupação central, que é a de devolver o regime fundacional à sua original natureza altruísta.
É nesse sentido que se estabelecem regras claras para evitar abusos na utilização do instituto fundacional, restringindo-se o uso do termo fundação, na respectiva denominação legal, às fundações reconhecidas no quadro do novo regime e consagrando-se uma separação evidente entre a instituição privada de fundações e a sua instituição pelo Estado.
A segunda grande preocupação é a de criar mecanismos de controlo rigoroso e um regime mais exigente, para todas as situações em que estejam em causa a utilização de dinheiros públicos, quer diretamente, quer pelos benefícios decorrentes da utilidade pública.
Outro aspecto relevante é o propósito de, embora mantendo o regime de reconhecimento administrativo, promover a transparência e o escrutínio independente sobre os procedimentos da Administração, para o efeito instituindo um Conselho desgovernamentalizado que acompanha e emite pareceres sobre toda a atividade da Administração em matéria de Fundações.
Estabelece-se um prazo de seis meses para as adequações orgânicas e estatutárias das fundações, bem como para a confirmação dos estatutos de utilidade pública que tenha sido objecto de atribuição administrativa 
Fonte:  portugal.gov.pt


Censo às Fundações até 2-Fevereiro-2012
Em cumprimento do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal, bem como do programa do XIX Governo Constitucional, a Lei n.º 1/2012, de 3 de janeiro, determina a realização de um censo dirigido às fundações, nacionais ou estrangeiras, que prossigam os seus fins em território nacional, com vista a avaliar o respetivo custo/benefício e viabilidade financeira e decidir sobre a sua manutenção ou extinção, tratando-se de fundações públicas, sobre a continuação, redução ou cessação dos apoios financeiros concedidos, bem como sobre a manutenção ou cancelamento do estatuto de utilidade pública.

O presente processo integra o Plano de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC), visando garantir o levantamento e conhecimento integrado das áreas de intervenção e atividades desenvolvidas por fundações, com o objectivo de alcançar ganhos de eficiência e eficácia na prestação de melhores serviços aos cidadãos.

Neste contexto e respeitando os princípios da transparência e cooperação no relacionamento entre o Estado, as Regiões Autónomas e as autarquias locais e as fundações financeiramente apoiadas por aqueles, este sítio electrónico possibilita às fundações públicas de direito público ou de direito privado e às fundações privadas, todas abrangidas pela Lei n.º 1/2012, de 3 de janeiro, o acesso a um questionário e a apresentação de respostas ao mesmo, bem como a disponibilização de documentação, conferindo-lhes um papel ativo na avaliação a efetuar.
A participação no censo é obrigatória para as fundações, devendo as respostas ao questionário e a disponibilização de documentação ocorrer até ao dia 2 de fevereiro de 2012, exclusivamente através deste portal eletrónico.
Até ao dia 2 de fevereiro de 2012, também as entidades públicas estão obrigadas a disponibilizar, através deste sítio electrónico, todos os elementos de que disponham sobre as fundações por si criadas ou reconhecidas, as fundações a que tenham concedido bens públicos ou apoios financeiros e as fundações relativamente às quais tenham adotado qualquer decisão ou deliberação, ou celebrado contratos, acordos ou protocolos que envolvam bens públicos ou apoios financeiros.

E-mail: censo.fundacoes@dgaep.gov.pt

sexta-feira, janeiro 27, 2012

Dia Internacional de Memória às Vitimas do Holocausto

 
 
A Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou no dia 01 de novembro de 2005, a resolução 60/7 que designa 27 de Janeiro, como o Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhoes de judeus e às outras vítimas do extermínio nazista.

No aniversário da libertação de Auschwitz-Birkenau, o maior e mais famoso dos campos de extermínio nazista, lembramo-nos dos milhões de judeus, assim como dos prisioneiros de guerra, dissidentes políticos e membros de grupos minoritários, tais como os ciganos e Sinti, homossexuais e deficientes físicos, que foram sistematicamente assassinados pelos nazistas e seus simpatizantes.

O mundo inteiro precisa lembrar da pagina mais tenebrosa da historia, para que nunca mais atrocidades como essas voltem a contecer!
Os Amigos de Aristides e Angelina de Sousa Mendes prestam esta homenagem a todas as vitimas directas e indirectas do Holocausto. E lembramos daquele que melhor representou Portugal na coragem e na luta contra o anti-semitismo e pela justiça para todos os povos, independente de raça, credo, cor, sexo - Aristides de Sousa Mendes, um Justo entre as nações!

terça-feira, janeiro 24, 2012

Falta de projecto impede recuperação da Casa do Passal

Falta de projeto impede libertação de fundos para recuperar casa de Sousa Mendes

(C/ VÍDEO)

15 de Janeiro de 2012, 11:06 *** Serviço vídeo disponível em www.lusa.pt ***

Huntington, Nova Iorque, 15 jan (Lusa) - A falta de avanços no projeto de recuperação da casa do ex-cônsul de Portugal Aristides Sousa Mendes, que salvou milhares de pessoas do Holocausto, está a impedir a libertação de fundos recolhidos nos Estados Unidos para o efeito.

Olivia Mattis, da direção da Sousa Mendes Foundation, que junta descendentes de Sousa Mendes e de sobreviventes nos Estados Unidos, escusa-se a quantificar o montante recolhido até ao momento para apoiar o projeto da Casa do Passal, em Cabanas de Viriato (Viseu).

"Os fundos estão à espera para apoiar, assim que houver projeto e plano claro para restauro da Casa e para o Museu", disse à Lusa a responsável da fundação, descendente de sobreviventes à perseguição nazi graças a um visto passado por Sousa Mendes no início da II Guerra Mundial.

"O dinheiro que temos não é suficiente para tudo. O projeto [inicial de restauro da Casa do Passal] é de 5 milhões de dólares. No banco não temos nos milhões, talvez um dia. Temos na casa dos milhares", adiantou.

Os estatutos da Fundação, criada em setembro de 2010, obrigam a pôr de parte anualmente receitas para o projeto de restauro da Casa do Passal, hoje em ruínas e para onde está prevista a instalação de um Museu e Centro de Direitos Humanos.

Depois de se ter empenhado durante o primeiro ano de vida na divulgação da história de Sousa Mendes, pouco conhecida nos Estados Unidos, mesmo por famílias que sobreviveram graças a vistos passados pelo ex-cônsul em Bordéus, no segundo ano a fundação iniciou a criação de uma base de dados de sobreviventes e seus descendentes.

Está também envolvida na exibição nos Estados Unidos e Canadá do filme "Desobediência", sobre a história de Sousa Mendes, e na tradução para inglês de livros sobre o ex-cônsul.

Entre estas estão "O Cônsul Desobediente", de Sónia Louro, um livro infantil de José Rui e uma nova edição do primeiro relato sobre a vida de Sousa Mendes, escrito pelo seu filho Sebastião.

"Queremos entrar nos programas curriculares de sinagogas e lojas de recordações dos museus do Holocausto", adianta Mattis.

Para o rabi da sinagoga de Huntington, perto de Nova Iorque, Jeffrey Clopper, trata-se de iniciativas bem-vindas, pois a história do ex-cônsul não é ensinada e por isso "infelizmente Mendes é pouco conhecido".

"Saber desta história comoveu-me, tentamos partilhar com a congregação também", disse à Lusa o rabi.

"Muitas vezes, falamos de ideias gerais quando se trata de ensinar o Holocausto. Focamo-nos no facto de haver países que apoiaram Hitler e trabalharam com os nazis para se livrar da população judaica. Foi surpresa agradável que Portugal foi um lugar onde, através de esforços de pessoas como Sousa Mendes, foi possível salvar pessoas", adiantou.

Fonte: Lusa, http://noticias.sapo.ao/lusa/artigo/13622768.html


Conferência sobre a II Guerra Mundial planeada

EUA querem Conferência sobre Portugal durante a II Guerra Mundial

A iniciativa é da embaixada dos EUA em Portugal. Os norte americanos querem saber mais sobre o papel de Portugal durante a II Guerra Mundial e estão, por isso, a tentar realizar uma Conferência Internacional. O embaixador dos EUA em Lisboa fez este anúncio na inauguração de uma exposição sobre diplomatas como Aristides de Sousa Mendes e Sampaio Garrido, embaixador português na Hungria que salvou mais de mil judeus. Portugal e o Mundo hão-de ficar a conhecer melhor este e outros casos graças à iniciativa norte americana, como recorda o jornalista Carlos Guerreiro.

2012-01-23 15:49:28

Fonte: audio RTP
EUA querem Conferência sobre Portugal durante a II Guerra Mundial - País - Notícias - RTP

Filme sobre Sousa Mendes em Viana do Castelo

'O Consul de Bordéus' em ante-estreia nacional em Viana do Castelo


Na primeira sessão, o Presidente da Câmara José Maria Costa, lembrou a “honra em Viana do Castelo estar associado a uma personalidade invulgar e um dos maiores símbolos de humanidade nacionais”.

Na primeira sessão, ondes tiveram o note e o sobrinho do “cônsul de Bordéus, os realizadores, produtores e vários actores, para além dos inúmeros vianenses que figuraram no filme, José Maria Costa lembrou a importância da ante-estreia do filme em Viana do Castelo e recordou a vida e história de Aristides de Sousa Mendes, internacionalmente reconhecido pelo seu trabalho enquanto diplomata que, à revelia de Oliveira Salazar, atribuiu cerca de trinta mil vistos a refugiados perseguidos pelo regime nazi em 1940

Ver imagens e artigo completo em Correio do Minho

Amigos de Aristides e Angelina de SOUSA MENDES: A hora de Viktor Ullmann» evoca Holocausto no Teat...

Amigos de Aristides e Angelina de SOUSA MENDES: A hora de Viktor Ullmann» evoca Holocausto no Teat...: A 26 de Janeiro, quinta-feira, 21h , o São Luiz Teatro Municipal , em Lisboa, assinalará o Dia Mundial do Holocausto, «A hora de Viktor...

Que pena estar no Brasil e não poder participar em mais uma homenagem a este JUSTO!

Cordiais saudações a todos os amigos de A. Sousa Mendes,
Jorge da Paz Rodrigues

A hora de Viktor Ullmann» evoca Holocausto no Teatro São Luiz, Sexta-feira, 26-Jan



A 26 de Janeiro, quinta-feira, 21h,  o São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, assinalará o Dia Mundial do Holocausto, «A hora de Viktor Ullmann», um recital evocativo com Ana Maria Pinto e Nuno Vieira de Almeida, comentado por Manuela Franco
Serão interpretados, em primeira audição em Portugal, porAna Maria Pinto (soprano) e Nuno Vieira de Almeida(piano) os lieder de Viktor Ullmann, que figuram, pela sua qualidade e variedade de registos emocionais, entre os mais interessantes e expressivos da literatura musical do século passado. 

O concerto será precedido por uma introdução de Manuela Franco, Investigadora do IPRI/UNL, agora responsável pelo Arquivo Histórico do Ministério de Negócios Estrangeiros. 
Viktor Ullmann, compositor checo nascido em 1898 na Silésia, no Império Austro-Húngaro, estudou composição em Viena nos anos 20, com Arnold Schönberg. Seguiu para Praga nos anos 30, onde viveu e alcançou notoriedade como músico, até ser deportado para Terezin, um ghetto que foi campo de trânsito para os judeus a caminho do extermínio e um centro cultural activo, onde compôs 23 peças.
Fonte:  SAPO Musica ; Teatro São Luiz 

sábado, janeiro 14, 2012

Aristides de Sousa Mendes e o Algarve

Aristides de Sousa Mendes e o Algarve
Por: Por: Aleksandra Serbim

Era fim de 2002, eu estava perto de concluir meu Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), onde estudei sobre a tradição do Shabat e a manutenção do judaísmo. Foi nessa altura que ouvi falar sobre Aristides de Sousa Mendes. E, foi amor à primeira vista! Perguntei-me: “Como é possível, eu não ter ouvido falar dele antes?” Então, depois disse para mim: “A história de um grande homem como este não pode ficar entre poucos. É preciso que o máximo de pessoas saiba quem ele foi e o que ele fez.”
Assim decidi: “Um dia farei meu doutoramento sobre ele!”

Alguns anos se passaram. Eu casei, vim morar em Portugal, mais precisamente no Algarve, onde tive meus filhos. E, qual foi a minha surpresa ao saber que a genealogia de Aristides de Sousa Mendes está directamente relacionada com o Algarve. Pelo seu lado familiar “Sousa” ele estará ligado à figura de Madragana Ben-Bekar, que pertencia à Comunidade Judaica de Faro, na altura do Rei D. Afonso III, e, segundo consta, sua ascendência provinha do próprio Rei David de Israel.
Foi também no Algarve que houve a primeira homenagem a Aristides de Sousa Mendes em Portugal.
Há na capital algarvia um importante centro histórico, que é o Cemitério Judaico de Faro. Este é o último vestígio dos judeus em Portugal. Depois que os judeus foram expulsos pela Inquisição, os seus descendentes que moravam em Gibraltar e no Norte da África foram convidados pelo Marquês de Pombal a retornarem, para ajudar a reconstrução do país, devastado pelo terrível terramoto de 1755. E foi assim que em Faro se formou uma importante comunidade. Nessa altura o cemitério foi instituído, funcionando de 1838 a 1932. Mas, só em 1992 o cemitério, então abandonado, foi restaurado. Em frente dele foram plantados dezoito ciprestes, em homenagem ao grande Aristides de Sousa Mendes.

E por que escolheram o numero 18? Porque este número no judaísmo tem um significado muito especial. O “18” em hebraico é escrito pelas palavras CHAI (חי) – que significa também VIDA.
Em Maio de 1993 houve a cerimónia de dedicação do espaço, realizada pelo então Presidente de Portugal, Dr. Mário Soares e mais 400 dignitários e convidados. Este é hoje o único monumento vivo a Aristides em Portugal. Hoje o Cemitério abriga o Museu-sinagoga Isaac Bitton e é aberto à visitação pública, servindo como eminente referência turística internacional. Na entrada principal do cemitério, do lado direito, o visitante também encontrará uma placa em homenagem a Aristides, com sua foto e os dizeres: “Humanitário Português”.

Mas as homenagens não podem parar por aí. Em 2011 eu retomo meus estudos e inicio meu Doutoramento em Psicologia pela Universidade do Algarve. Agora sim, finalmente posso honrar com a palavra que dei há quase 10 anos atrás. Desde então, tenho voltado meus estudos para a construção de uma tese que traga em si o reconhecimento da representação da vida de Aristides de Sousa Mendes.
Esta é minha pequena contribuição para manter acesa a sua memória, assegurando que seu ato heróico será tido como referência no meio académico, e sua história perpetuada por toda uma geração vindoura.
Fonte: Aleksandra Serbim, Algarve

Museums, Memorials and Sites of Concience

New Publication: Exhibitionist: Museums, Memorials, and Sites of Conscience

Sarah Edkins posted a new topic on the Bulletin Board

Title: New Publication: Exhibitionist: Museums, Memorials, and Sites of Conscience

Visible to: Accredited Sites, Asia, Africa, Europe, Immigration, Russia, Latin America, Environment

Exhibitionist: Museums, Memorials, and Sites of Conscience NATIONAL ASSOCIATION FOR MUSEUM EXHIBITION, FALL 2011 $10.00, Available for purchase here

Struggles over how we remember and represent the past are inextricably linked to struggles over representation and resources in the present. If museums stay completely silent on the issues that are of greatest concern to their communities, will they be rejected as irrelevant and unresponsive? Or is there a way in which sites can serve as forums for their publics to gain historical perspective on the questions that divide them today and discuss how they should be addressed in the future?”

Coalition staff members pose these provocative questions in a new article for Exhibitionist, the biannual journal of the National Association for Museum Exhibition. The Fall 2011 edition focuses on the role museums and memorials play outside their traditional roles as exhibition sites, featuring Coalition members Maison des Esclaves and the Tribute WTC Visitor Center.

“Sites of Conscience seek to serve as significant new tools for building lasting cultures of human rights and democracy,” writes Program Director Sarah Pharaon. "By initiating new conversations about contemporary issues through a historical lens, places of memory can become new centers for democracy in action.”

Empreendorismo Cultural - Desenvolvimento Local, 16-Jan, 17h30, AIRV

Com o objetivo de apresentar a 2ª edição do curso “Programação e Gestão Cultural”, a EAB - Escola de Estudos Avançados das Beiras
vai realizar um Seminário sobre “Empreendedorismo Cultural  – Desenvolvimento Local” em Viseu.

Data:  terça-feira, 16 de Janeiro, 17h30-19h30
Local: AIRV, Coimbrões, Viseu
Contacto:    Elisabete Farreca, EAB  +351 232 470 293, geral@eab.pt  , www.eab.pt
RSFF:  Entrada gratuita, inscrição obrigatória


quarta-feira, janeiro 11, 2012

V Seminário sobre o Ensino do Holocausto, Jerusalem, Agosto 2012

A Escola Internacional do Instituto YAD VASHEM de Memória, Educação e Investigação do Holocausto de Jerusalém em colaboração com a MEMOSHOÁ- Associação Memória e Ensino do Holocausto vai organizar, pelo quinto ano consecutivo, um seminário sobre o ensino do Holocausto, de 05 de Agosto a 15 de Agosto 2012 para 25 professores portugueses.

O curso é de alto nível e será acompanhado de visitas a vários pontos de Israel. Os custos do curso, visitas, alimentação e parte do alojamento serão suportados pelo Yad Vashem, ficando apenas a viagem e parte do alojamento por conta dos participantes (no valor total de 750€).

O Curso é creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Critérios de selecção:

- Diversidade de escolas e regiões

- Interesse e motivação

- Diversidade etária

- Associados da Memoshoá

Todas as candidaturas devem ser acompanhadas de um breve currículo e carta de motivação para o correio electrónico memoshoa@gmail.com ao cuidado de Ricardo Presumido (responsável pela organização) até à data de 30 de Março de 2012. Os candidatos seleccionados serão informados no final do mês de Abril.

Fonte: Espaço Memória dos Exílios

Câmara Municipal de Cascais

Av. Marginal, 7152-A, 2765-247 Estoril

Tel. + 351 21 4815 909

paula.almeida@cm-cascais.pt

www.cm-cascais.pt