domingo, janeiro 24, 2016

Só soube em 1986 o que Aristides sofreu por causa dos vistos que concedeu

Um dia cheio de encontros e emoções no LAMOTH, Museu do Holocausto de Los Angeles, ontem a 23-Jan-16 reuniu três netos de Aristides de Sousa Mendes, vários beneficiários de vistos Sousa Mendes e seus descendentes, governantes da California que contribuíram para o reconhecimento de Sousa Mendes, representantes da Sousa Mendes Foundation e numerosos "amigos de Aristides".

Entre os vários testemunhos importantes esteve o de Lissy Jarvik, a primeira presidente da Sousa Mendes Foundation -US, criada em 2010, que contou como só em 1986 veio a saber que os visto que salvou a vida dela e da sua família tinha sido considerado irregular pelo governo de Salazar.

Michel Gill, actor que faz o papel de Presidente dos Estados Unidos na série House of Cards,  falou do medo que se apoderou das famílias dos refugiados, e não só,  naqueles tempos de perseguição e de guerra. Havendo dois tipos de medo, o medo que nos esmaga, que nos supera, e o medo que nós superamos, Aristides de Sousa Mendes optou ultrapassar os medos  tendo a coragem de   fazer tudo o que estava ao seu alcance, enquanto a Europa estava a desabar à sua volta.

Olivia Mattis, actual presidente executivo da Sousa Mendes Foundation recordou que Aristides de Sousa Mendes era um patriota português, que não traiu ordens mas que defendeu Portugal e a Constituição da República Portuguesa.




Sem comentários: