terça-feira, abril 25, 2017

A historia de Aristides 1940 em terras do Tarrafal

Cinema luso-cabo-verdiano assinala 25 de Abril de 1974 em Cabo Verde com a história de Aristides de Sousa Mendes 1940

Cinema luso-cabo-verdiano assinala 25 de Abril de 1974 em Cabo Verde
A projecção do filme "Cônsul de Bordéus" e a apresentação da co-produção luso-cabo-verdiana "Os dois irmãos", que está a ser gravada em Cabo Verde, assinalam terça-feira, na cidade da Praia, o 43º aniversário da revolução de 25 de Abril.
Numa iniciativa do Centro Cultural Português na Praia, será exibido o filme "O Cônsul de Bordéus", baseado na vida de Aristides de Sousa Mendes e realizado por Francisco Manso e João Corrêa.
"O Cônsul de Bordéus" é protagonizado por Vítor Norte, no papel de Aristides de Sousa Mendes, o diplomata português que, à revelia de António de Oliveira Salazar, atribuiu cerca de 30 mil vistos a refugiados perseguidos pelo regime nazi, em 1940.
Será ainda apresentado o filme "Os dois irmãos", uma coprodução luso-cabo-verdiana do realizador Francisco Manso, baseada no livro com o mesmo nome do escritor cabo-verdiano Germano Almeida.
O filme, rodado em várias localidades do interior da ilha de Santiago, é totalmente interpretado por atores cabo-verdianos e conta com a banda sonora de Tito Paris.
Na apresentação, marcarão presença o realizador Francisco Manso e o escritor Germano Almeida.
Produzido pela Take 2000, o filme conta com financiamento do Governo cabo-verdiano, que acredita irá dar um importante contributo na promoção do país.
"Existe uma boa parceria entre os produtores, atores e cineastas portugueses e cabo-verdianos, e isso deixa uma escola, uma aprendizagem muito importante, além de ser a forma de conquistarmos palcos do cinema internacional", considerou na semana passada o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, durante uma visita ao local das gravações.

Sem comentários: