We have a UNIQUE opportunity to see TWO great exhibitions together in Luxembourg,
Expo ASM Lux, uma exposição brilhante que nos permite mergulhar no livro de registos do Consulado de Portugal em Bordéus e conhecer os desesperos de 1940 e as vidas de Aristides, da sua família e das familías de refugiados que ele salvou.
Expo Portugal Lux sobre a as relações históricas e o comboio de refugiados recusados entrada em Vilar Formoso.
Como não há duas sem três, vale a pena também conhecer a Linha Maginot, o forte de Hackenberg,Veckring tão grande como a grande ilusão de segurança que criou... até Maio de 1940.
1 comentário:
Visitamos estas três exposições, foram uns dias aterradores e inspiradores ao mesmo tempo, especialmente as exposições sobre Aristides de Sousa Mendes e 1940 que recordam o grande drama da Europa no seculo XX.
A loucura da perseguição Nazi, a ilusão da segurança atrás da Linha Maginot, que era suposto servir de "fronteira à guerra", a importância de Vilar Formoso como Fronteira da Paz.
Estivemos também na Ouvrage Hackenberg da Linha Maginot, a fronteira que era suposto proteger da invasão e da guerra, e não protegeu.
A coragem de realizar salvamento em tempo de medo e de guerra continua a ser uma raridade, que devemos relembrar e celebrar. E trabalhar para que deixe de ser necessária.
Mariana Abrantes
Enviar um comentário