terça-feira, junho 16, 2020

Casa do Passal, obras continuam para o museu Aristides de Sousa Mendes Cabanas de Viriato

A Câmara Municipal de Carregal do Sal, atualmente responsável pela criação do memorial a Aristides de Sousa Mendes anuncia que as obras na Casa do Passal serão concluídas em 2022   12 de Junho de 2020, 10:05


As obras de requalificação e de musealização da Casa do Passal, onde viveu o antigo cônsul Aristides de Sousa Mendes, devem estar concluídas entre o final de 2021 e o início de 2022. O imóvel fica situada em Cabanas de Viriato.

O presidente da Câmara de Carregal do Sal, Rogério Mota Abrantes, admite ao Jornal do Centro que o projeto está atrasado devido a problemas com a burocracia.

“Houve algumas questões burocráticas que estão ultrapassadas. Vamos lançar agora uma candidatura, já que a anterior teve de ser anulada porque houve alterações de fundo. Penso que as obras irão iniciar-se a curto-prazo. O que poderá demorar mais será a aprovação da candidatura e o concurso. O tempo de obra será sempre na ordem de um ano e meio”, explica.

Segundo o autarca, a obra terá um investimento total de 1,3 milhões de euros. Rogério Abrantes escusa-se a revelar o tipo de conteúdos que o futuro museu da Casa do Passal vai ter, uma vez que estão a ser analisados pela Direção Regional de Cultura do Centro.

“O exterior foi reparado. Agora, nestas segunda e terceira fases, faremos o interior, na parte da construção civil, e também a sinalização”, acrescenta.

Esta semana, o Parlamento aprovou a homenagem a Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional, em Lisboa, sem haver uma transladação dos restos mortais, que ficarão em Cabanas de Viriato.
- - - - - - -
A 22 de Maio 2020 , foi discutido em reunião camarária um novo contrtato tripartido entre a FASM Fundação Aristides de Sousa Mendes, proprietária da Casa do Passal, a Câmara Municipal de Carregal do Sal encarregada da obra e financiadora, e a DRCC Direção Regional da Cultura Centro, a autoridade responsável pelo Património na região Centro. A casa de Arisides de Sousa Mendes, um heroi nacional e international, foi classificada como Monumento Nacional de 2011 e atrai bastantes visitantes apesar de continua encerrada. 
Aguarda-se a criação de um museu para preservar e celebrar o legado de Aritides de Sousa Mendes de das familias de refugiados que ele salvou.

1 comentário:

Unknown disse...

Excelente notícia. Muito esperada. Que venha o Museu. Muitos aguardam para o visitar.