quarta-feira, outubro 20, 2021

Museus e Exposições de memórias trágicas

FASM / IHC Peniche 2021.10.19, 18h00  
Museus e Exposições - Seminário de Estudos Sobre o Holocausto
Fundação Aristides de Sousa Mendes >Museus e Exposições - Seminário de Estudos Sobre o Holocausto

Segunda sessão do Seminário de Estudos sobre o Holocausto, dedicada ao tema Museus e Exposições. 
Com a participação de cinco especialistas, 
  • Ana Galán-Pérez, Musealia,   auschwitz birkenau
  • Avraham Milgram, 
  • Carlos Reiss, 
  • Eduarda Vieira e 
  • Luis Ferreiro.
O Museu Nacional Resistência e Liberdade-Fortaleza de Peniche, o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e a Fundação Aristides de Sousa Mendes organizam, no ano letivo de 2021/2022, um seminário anual dedicado à temática do Holocausto. As sessões visam divulgar a mais recente investigação académica, assim como o trabalho desenvolvido na área da educação e da museologia, a nível nacional e internacional. A sessão inaugural do Seminário de Estudos Sobre o Holocausto foi dedicada à relação de Espanha com o Holocausto.
Sobre esta sessão:  Musealização da Memória Tragica 
Os antigos campos de concentração estabelecidos pelos nazis eawm toda a Europa durante os anos 30 e 40 transformaram-se em locais de memória no pós-guerra. Paulatinamente, foram abertos ao público para mostrar os crimes aí cometidos e lembrar as vítimas. O Campo de Concentração de Auschwitz foi um dos primeiros a ser transformado em museu, centrando-se, numa primeira fase, no “martírio” da Polónia e do seu povo, lembrando os perigos do fascismo, mas omitindo ou marginalizando as histórias de outras vítimas que ali foram encarceradas e executadas, em especial dos judeus. Posteriormente, outros campos de concentração e locais de detenção e de deportação abriram como lugares de memória e museus. Também Israel e os Estados Unidos da América deram cedo os primeiros passos na musealização do tema destacando-se o Yad Vashem ou o United States Holocaust Memorial Museum.
 Em Portugal, o Espaço Memória dos Exílios e o Museu Fronteira da Paz são espaços a refletirem, em permanência, sobre a temática.
Numa altura em que se prepara a musealização e abertura da Casa do Passal, promove-se uma discussão sobre o papel dos museus do Holocausto num momento de recrudescimento da extrema-direita e do anti-semitismo.
ORGANIZADORES
Museu Nacional Resistência e Liberdade–Fortaleza de Peniche (MNRL), Instituto de História Contemporânea (IHC) da Universidade Nova de Lisboa e Fundação Aristides de Sousa Mendes (FASM).
VER vídeo https://www.youtube.com/watch?v=-JJYR0xTHw0 

Sem comentários: