terça-feira, novembro 23, 2021

CEIS20 estuda e discute a história do século XX, em Coimbra e online

CEIS20,
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra e Memoshoá - Associação Docente e Memória do Holocausto organizaram três conferencias com o historiador Avraham Milgram associado ao Yad Vashem, parte do programa Nunca Esquecer. 

Segunda-feira, 22- Nov-21, 15h00 
Anti-semitismo, anti-fascismo e Holocausto nos países ibero-americanos, com acesso online  

Foi importante ouvir ontem o Prof Milgram falar sobre a Sociedad Civil iberoamericana y Holocausto bem como os contributos da Prof. Elvira Azevedo Mea (que participou do programa online da ASMF sobre Barros Basto e os Marranos)  e do Prof. João Paulo Avelã Nunes do CEIS20, Falou-se do distanciamento da sociedade civil iberoamericana em relação à  crescente perseguição e guerra na Europa nos anos 1930's  e da erupção de tensões étnicas e religiosas não resolvidas, entre outros temas.  

Mariana Abrantes, da Aristides de Sousa Mendes Foundation - US  ofereceu  aos oradores católogos da excelente exposição sobre Aristides de Sousa Mendes patente nos Arquivos Nacionais do  Luxemburgo em 2019-2020.

Terça-feira 23-Nov-21  15h00 -  Tipologia dos diplomatas diante da perseguição aos judeus na Europa antifascista.  Esta conferência também deve ter acesso online. 

Sexta-feira, 26-Nov-21, 14h30 Caleidoscópio Judaico Português 1925-45, FLUC




Sem comentários: