quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Dez razões para votar em Aristides de Sousa Mendes

Concurso “Os Grandes Portugueses

Texto remetido pelo Prof. José Manuel Cymbron


1ª. O primeiro dever de qualquer ser humano é respeitar a Vida. Aristides salvou 30.000 vidas.

2ª. Em 1940 poucas pessoas acreditavam que os Aliados conseguiriam vencer a Guerra. Foi precisamente nesse ano que Aristides, arriscando tudo, disse não a Hitler (e a Salazar).

3ª. Aristides tinha uma imensa família e sabia que a sua desobediência, ao governo português, teria consequências económicas e sociais dramáticas, como veio a acontecer.

4ª. Votar em Aristides é, também, prestar homenagem a sua mulher (Angelina), que sempre o apoiou e incentivou.

5ª. Votar em Aristides é votar num homem que, ao contrário de muitos diplomatas e políticos, sempre compreendeu o transcendente valor da palavra Liberdade.

6ª. Uma das maiores, e mais constantes, preocupações de Aristides foi o combate à corrupção, como o prova o seu opúsculo. ”O Comércio de Portugal e os Mercados do Brasil.”

7ª. Aristides tinha um enorme culto pelos Grandes Portugueses. Numa longa conferência, subordinada ao tema “Le Portugal, Pays de Rêve et de Poésie”, ficou bem patente a sua admiração pelos portugueses “(...) que por obras valorosas/ se vão da lei da morte libertando,”.

8ª. Aristides, para além de ser um filantropo e um diplomata, era um homem da cultura. “Confissões”, de Santo Agostinho, era o seu livro de cabeceira, e fez questão em que todos os seus filhos soubessem tocar, pelo menos, um instrumento musical.

9ª. Votar em Aristides é afirmar que a guerra e a prepotência só podem ser combatidas com três armas: Coragem, Cultura e Amor.

10ª. Fernando Pessoa disse: “Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez./ Senhor, falta cumprir-se Portugal!”. O pensamento e a acção de Aristides constituem um precioso contributo para que Portugal se cumpra. Como? Construindo, à imagem de Aristides, um Império de Paz e de Cultura.


Notas:
- Se pretender votar em Aristides deverá telefonar para o 760102004.
- Se concordar com este texto divulgue-o e peça a outras pessoas que façam o mesmo.

publicado em sábado, 20 de Janeiro de 2007 19:51