quarta-feira, junho 18, 2008

Acto de Consciência comemorado com Sopa e Pão

Foi a 17 de Junho de 1940, agora comemorado como o Dia da Consciência, que Aristides de Sousa Mendes decidiu seguir a sua consciência e conceder vistos a todos os que estavam desesperados para fugir da França em guerra.

Faz agora 68 anos que Portugal recebeu uma verdadeira avalanche de refugiados que encontraram cá um porto de abrigo. Muitos desses refugiados foram recebidos em Vilar Formoso com sopa e pão oferecidos pela população local.
Por isso o Festival da Sopa e do Pão que vai ter lugar na Escola Aristides de Sousa Mendes na sua terra natal, Cabanas de Viriato, pode recordar-nos da importância de partilhar e dar a mão aos que necessitam da nossa ajuda nos piores momentos.
O portal do Museu Virtual Sousa Mendes tem um pequeno filme antigo no corredor da liberdade que mostra precisamente os recém chegados a receber malgas de sopa das gentes de Vilar Formoso.
Ver Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes

Os portugueses são um povo que gosta de receber, com mais ou menos cerimónia. Sabemos que chegámos a casa de um verdadeiro amigo quando nos dizem ...
"...entra, entra... que vou pôr mais água na sopa".

A Escola Aristides de Sousa Mendes, Cabanas de Viriato, Carregal do Sal (Tel. +351 232 690 020) fica a cerca de 1km da auto-estrada IC12. Para além de partilhar a sopa e o pão, pode aproveitar a visita para ver como a história de Sousa Mendes foi recordada pelas crianças nas peças de arte distribuidas no recinto da escola e conhecer a Casa do Passal continua ameaçada.

Se quiser apreciar o resto da gastronomia da região, aproveite os óptimos restaurantes e adegas da região.
Quem quiser saber mais, pode assistir á evocação que vai ser feita pela historiadora Raquel de Andrade sobre o Acto de Consciência de Aristides de Sousa Mendes, amanhã, 19-Junho, às 21h na Galeria Matos Ferreira, no Bairro Alto.
GALERIA DE ARTE MATOSFERREIRA
BAIRRO ALTO - Rua Luz Soriano, 18 / 1200 - 247 LISBOA
* Tlf: 213 230 011 - Tlm: 962 953 722
http://www.galeriamatosferreira.com/ - mfgaleria@netcabo.pt

Sem comentários: